No próximo dia 14, a Prefeitura de Suzano realizará mais uma operação para recolhimento de pneus velhos, visando coibir o descarte ilegal desse produto e promover a consciência ambiental.
A iniciativa contemplará estabelecimentos como borracharias e bicicletarias, mas a população em geral também pode participar. Na primeira ação, feita no mês passado, mais de 2,2 mil pneus foram coletados.
Segundo a Secretaria de Assuntos Urbanos, que coordena o projeto, os estabelecimentos que geram pneus inservíveis em suas atividades comerciais são responsáveis pela destinação ambientalmente adequada dos mesmos. A pasta ressalta ainda que o descarte adequado dos pneus reduz os impactos ambientais e ainda promove a reciclagem. Hoje são produzidos chinelos, vasos, asfalto, solados, grama sintética, entre muitos outros produtos com pneus.
No dia da ação, serão recolhidos pneus de bicicletas, motos, carros e caminhões.  Eles poderão ser entregues em dois endereços: entre as avenidas Presidente Kenedy e Katsutoshi Naito, no Sesc, das 9 horas ao meio-dia; e na avenida Governador Mario Covas Júnior, a Marginal do Una, entre os números 2416 e 2518, na Vila Amorim, das 14 às 17 horas. O projeto está sendo promovido em parceria com a Reciclanip, que encaminhará os pneus velhos para empresas de trituração e reciclagem. 
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4745-2162 ou por e-mail ([email protected]).
Atenção
A pasta alerta que o pneu não deve ser jogado e abandonado em qualquer lugar, pois além de se tornar foco do mosquito da dengue, sua decomposição pode demorar até 600 anos. É proibido queimar pneus, lançar em rios e lagos, descartar ao ar livre - em áreas urbanas ou rurais, ou qualquer ato que possa causar prejuízo ao meio ambiente e à saúde pública. Em Suzano, a multa para quem comete qualquer uma dessas infrações varia entre R$ 135,20 e R$ 13.520,00.
Resultado
Na primeira ação, realizada em dezembro de 2015, foram coletados aproximadamente 2.200 pneus de carro, 60 de bicicleta e dez de caminhão. No total, 20 comerciantes aderiram à operação.