A TV Câmara foi inaugurada na noite de ontem, com a presença de diversas autoridades. A partir de agora, os mogianos poderão acompanhar o que ocorre no Legislativo por meio do canal 60.2. De acordo com o presidente da Câmara, Antonio Lino da Silva (PSD), a nova TV trará mais transparência e vai aproximar a população dos parlamentares. O canal funcionará em caráter experimental até o início de fevereiro. Neste período, o conteúdo que será exibido será desenvolvido.
A sessão em que o orçamento municipal de 2016 será votado será a primeira a ser transmitida pela TV Câmara. "A emissora estará em caráter experimental até o 2 de fevereiro. Ao longo deste prazo, vamos fazer a programação e conferir se o sinal está chegando dentro da nossa área de cobertura. Com a inauguração, os mogianos poderão acompanhar o que ocorre no Legislativo, como as sessões, comissões e audiências púbicas", disse Silva. A Sky e a GVT já transmitem o canal desde ontem. A Vivo e a Net devem começar hoje.
O vereador Mauro Araújo (PMDB), que assumirá a presidência da Câmara em 2016, afirmou que o conteúdo para o ano que vem está sendo pesquisado. "Este é um momento muito importante para a história da cidade. A TV Câmara será um divisor de águas. Com o tempo, ela vai mudar totalmente a forma de se fazer política em Mogi. Os vereadores passarão a ter mais importância no processo democrático, na solução dos problemas da cidade, além de se envolverem mais no que está ocorrendo no município. A TV Câmara vem trazer mais transparência", avaliou.
O prefeito Marco Bertaiolli (PSD) destacou que a TV Câmara vai aproximar os mogianos da Câmara Municipal. "As TVs Câmaras espalhadas pelo Brasil cumprem uma importante missão, que é aproximar a população das discussões e dos processos do Legislativo. Assim como ocorre na TV Assembleia ou Câmara Nacional, este será um importante veículo de comunicação e de aproximação entre os vereadores e a população mogiana", acrescentou.
O diretor do Fórum de Mogi, o juiz Bruno Machado Miano, ressaltou que a TV Câmara terá um papel educativo. "O judiciário aprova essa iniciativa e a Câmara se alia a um time onde está a Câmara Federal e a TV Justiça. Isso confere maior publicidade aos atos, dá mais transparência e a população tem o controle mais efetivo. Isso tem um efeito educativo, pois as pessoas podem conhecer como trabalham as comissões e como funciona o plenário", afirmou.
O diretor da operação da RTV, Mário Theo Magalhães, explicou que nas próximas semanas serão exibidos materiais já criados pela produtora. "Temos alguns materiais já prontos. São algumas sessões solenes que ocorreram nos últimos meses e que a Comunicação da Câmara selecionou. Esse material será exibido até o início da produção do conteúdo, que deve ocorrer entre janeiro ou fevereiro", disse.