A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Suzano intensificará nesta sexta-feira, a partir das 10 horas, na Praça dos Expedicionários, ações estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).
As equipes da Secretaria de Assistência farão blitze no local com exposição de faixas da campanha nos semáforos. Agentes também estarão com camiseta da ação e entregarão panfletos e cata-ventos e realizarão a adesivagem de veículos.
Segundo a pasta, o desafio é a identificação de crianças e adolescentes trabalhando em atividades, cujos locais são de difícil acesso aos Atores da Rede de Garantia de Direitos, a fim de incluí-los nos serviços da Rede Socioassistencial e das demais políticas públicas.
O PETI articula um conjunto de ações para retirar crianças e adolescentes com idade inferior a 16 anos da prática do trabalho precoce, exceto, quando na condição de aprendiz, a partir de 14 anos. Há ainda as piores formas de trabalho infantil que são consideradas prejudiciais à saúde, à segurança e/ou à moral do adolescente, e só podem ser feitas por maiores de 18 anos, entre as quais se encontram o trabalho doméstico, por exemplo. 
O programa compreende transferência de renda - prioritariamente por meio do programa Bolsa Família -, acompanhamento familiar, atendimento prioritário nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, além da oferta de outros serviços socioassistenciais, atuando de forma integrada com estados e municípios e a participação da sociedade.
A Campanha "Diga não ao Trabalho Infantil - Você também pode ajudar!" convida todos os suzanenses a participar e colaborar com a erradicação do trabalho Infantil em Suzano, por meio de denúncias que podem ser direcionadas ao Disque 100, ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e ao Conselho Tutelar.