O número de mulheres vítimas de violência atendidas na Sala Rosa, coordenada pela presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Suzano, a advogada Maria Margarida Mesquita, quadruplicou nos últimos quatro meses em função da instalação da Delegacia da Mulher na cidade.
Conforme o Dat apurou, a média de atendimento no espaço era de 300 por ano, o que rendia em torno de 25 mulheres atendidas por mês. Em agosto, a Sala Rosa foi transferida para a mesma área da Delegacia da Mulher e, nos últimos quatro meses, pelo menos 400 mulheres passaram pelo local. "É triste dizer que os números aumentaram, quando deveriam cair, mas isso representa que as mulheres vítimas de violência estão encorajadas a denunciar seus agressores", destacou a advogada. Segundo ela, agressões físicas e ameaças não as ocorrências mais comuns.
Segundo ela, a criação da Delegacia da Mulher na região central de Suzano, por parte do governo do Estado, e da Patrulha Maria da Penha, coordenada pela administração municipal, tornaram o atendimento às mulheres mais estruturado e profissional. "Temos a Sala Rosa, a delegacia e a patrulha, por isso Suzano hoje é modelo para as demais cidades da região". A patrulha garante a segurança das vítimas com medida protetiva determinada pela Justiça. "O homem que não tem autorização para se aproximar da mulher ou companheira é detido caso a determinação não seja respeitada".
No momento, 25 advogadas atuam na Sala Rosa. "Parece um número grande, mas precisamos de mais profissionais, porque o volume de mulheres é cada vez maior. Elas se sentem mais confortáveis em ir até a delegacia, porque é um ambiente mais íntimo, onde são atendidas por mulheres e recebem toda atenção que elas precisam", completou Maria Margarida.
A Sala Rosa funciona na rua Presidente Nereu Ramos, no mesmo imóvel da Delegacia de Mulher, inaugurada em agosto. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira. No local as mulheres recebem as primeiras orientações para, em seguida, serem encaminhadas para atendimento na Casa do Advogado, além de receberem acompanhamento psicológico, entre outros serviços.