Os Cartórios de Registro Civil do Alto Tietê celebraram em todo o ano passado mais de 11,2 mil casamentos nas dez cidades da região. Em média, foram quase 31 matrimônios ao dia, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Por outro lado, os divórcios que foram finalizados em primeira instância somaram em 2014 3,2 mil casos, o que configura 8,76 casais separados a cada dia.
Na comparação entre os dois, os cálculos feitos com base no IBGE, apontam que em todo o ano passado foram 3,51 casamentos para cada divórcio na região.
Mogi das Cruzes é a cidade do Alto Tietê que teve o maior número de registros em ambos os indicadores. Os dados apontam que houve 3,53 mil novos casais que formalizaram união, contra 990 que se desfizeram. Essa afirmação deixou o município com uma taxa de 3,56 uniões em relação às separações.
Suzano aparece em segundo lugar na quantidade de matrimônios, com 1,97 mil uniões e apenas 401 divórcios. Por outro lado, Itaquaquecetuba é a segunda em número de divórcios, fechando 2014 com 851 separações e 1,9 mil matrimônios. Enquanto Suzano possui uma taxa casamento/divórcio de 4,91, Itaquá possui 2,23.
As cidades de Ferraz de Vasconcelos, com 1,17 mil casamentos e 276 separações, e Poá, de 1,23 mil novas uniões e 279 casais desfeitos, fecham a lista de maior movimento matrimonial.
Números altos
O levantamento do IBGE ainda reserva números interessantes para os municípios de Salesópolis e Biritiba Mirim. Enquanto a primeira possui uma taxa de 12,3 casamentos para cada divórcio, a segunda não registrou nenhum caso de separação.
Em Salesópolis, os cartórios realizaram 99 casamentos em 2014, ante a separação de oito casais. Em Biritiba o número é maior, sendo 210 casamentos e nenhuma separação judicial registrada.