A instalação da via de acesso e do estacionamento da Praça de Esportes e Cultura (PEC) de Ferraz de Vasconcelos, que será entregue nos próximos dias, deve começar até amanhã. O asfaltamento da área ao lado do prédio onde serão realizadas atividades esportivas e culturais e a criação de vagas para veículos são os últimos serviços necessários para o que o espaço público seja inaugurado, conforme desejo do prefeito José Izidro Neto (PMDB).
A praça foi construída na rua Francisco Sperandio, na Cidade Kemel, e terá o objetivo de integrar programas e ações culturais, além de práticas esportivas e lazer, oferecendo atividades gratuitas para crianças, jovens e adultos. O projeto, que recebeu investimentos de R$ 2,7 milhões do governo federal, é resultado de um convênio entre o município e o Ministério da Cultura. "O prefeito Filló (Acir Filló, afastado do cargo) não tinha nos dado uma data para entregar o prédio, mas o Izidro nos pediu pressa para inaugurar, por isso vamos concluir a rua de acesso e estacionamento o quanto antes", explicou o coordenador da PEC, Pedro Maio.
O Dat esteve na praça ontem e conferiu que o mobiliário do prédio já foi entregue e no momento está sendo instalado. Entre os itens estão as estantes onde ficarão os livros da biblioteca, que é um dos serviços previsto na praça erguida em um terreno de 700 metros doado pela prefeitura.
O prédio onde acontecerão as atividades possui cinco pavimentos. Todos têm três banheiros (feminino, masculino e para portadores de necessidades físicas), vestiários, além de copa. O térreo será destinado a cursos de dança e de expressão corporal, bem como o primeiro pavimento, que tem cinco salas de aula.
O segundo andar também conta com cinco salas, sendo duas propícias para aulas, duas para oficinas e um telecentro, que tem como objetivo a inclusão de jovens no mundo digital. O terceiro conta com três salas, que serão ocupadas pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras), além de uma sala multiuso e sala de reunião.
Já o quarto andar foi equipado com um cineauditório (sala de projeção) com 48 lugares, e biblioteca. A cobertura será destinada a eventos de música e de dança, mas ainda depende de alguns ajustes.
A expectativa é que o espaço beneficie não apenas os moradores do bairro Cidade Kemel, mas, também, da Vila Jurema, Jardim Débora, Jardim Malfi, Jardim São Lázaro, Jardim Freire, Jardim São Fernando, Vila Santa Margarida e Jardim Luiz Mauro.