A Operação Natal deste ano conta um reforço a mais na área central da cidade. A Polícia Militar, com apoio da Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC) e do Sindicato do Comércio Varejista de Mogi das Cruzes e Região (Sincomércio), vai utilizar pela primeira vez o recurso de supedâneos, que são torres metálicas que possibilitam uma vigilância do alto e com maior visibilidade. Serão três torres, as quais estão previstas para serem utilizadas a partir de hoje pela PM.
A expectativa é de que esse reforço no policiamento aumente a sensação de segurança para comerciantes e consumidores. A meta é proporcionar maior tranquilidade para as compras de final de ano, quando o número de pessoas em circulação na área central aumenta de forma significativa e há mais dinheiro em circulação, o que acaba atraindo também os "oportunistas".
As torres serão importantes para coibir a ação dos marginais, pois os policiais militares terão um raio maior de visibilidade a partir de pontos estratégicos. Os supedâneos, com altura aproximada de 3,5 metros/cada, estarão posicionados no calçadão da Dr. Paulo Frontin (próximo da Igreja Matriz); na rua Professor Flaviano de Melo (ao lado do Mercado Municipal); e no calçadão da Dr. Deodato (próximo ao Largo do Rosário).
"No alto, os policiais terão uma visibilidade melhor do movimento e num raio maior de atuação. Além disso, só o fato deles ficarem em locais destacados ajuda na prevenção, pois a presença do policiamento será percebida de longe", destaca o tenente-coronel Eduardo Rangel, comandante do 17° Batalhão da Polícia Militar de Mogi das Cruzes.
Além das torres de fiscalização, o policiamento em toda área central está reforçado com patrulhas a pé e com viaturas. A partir de amanhã, quando o funcionamento do comércio deverá avançar para as 22 horas, serão reforçadas também as ações preventivas no período noturno.
"É fundamental para o comércio que o consumidor tenha tranquilidade para fazer suas compras na região central e para que a loja possa ficar aberta até tarde. Por isso, quando o comando da Polícia Militar apresentou a proposta dos supedâneos, nós nos mobilizamos em parceria com o Sincomércio para viabilizar as estruturas. A expectativa é de que esse Natal transcorra sem maiores problemas", ressalta Tânia Fukusen Varjão, presidente da Associação Comercial.