A Câmara de Itaquaquecetuba aprovou, anteontem, o projeto de lei do Estatuto, Plano de Carreira e Remuneração do Magistério Público Municipal. Mais de 200 professores participaram da sessão de aprovação do documento.
Segundo o secretário de Educação, Ronaldo Nava, este plano mostra a prioridade que a Educação tem no atual governo. "A valorização dos profissionais da educação é imprescindível para o futuro de Itaquaquecetuba", comentou.
Com a aprovação do documento os professores terão segurança e garantias no exercício de sua profissão. Esta é uma reivindicação antiga e necessária, sua implementação foi um compromisso assumido pelo prefeito Mamoru Nakashima (PSDB).
Nava e a secretária adjunta de Educação, Verônica Cosmo Barbosa, parabenizaram os professores pela conquista. "É um momento histórico para a Educação no município", disse Verônica.
O documento traz vários benefícios à categoria: todos os direitos adquiridos serão mantidos; ganhos imediatos à categoria; concurso público para os cargos de diretor e supervisor de ensino; concurso público por acesso aos profissionais do sistema municipal de ensino; funções de suporte pedagógico para os profissionais do sistema municipal de ensino - a vice-diretor e coordenador de escola; previsão de jornada de trabalho com 1/3 para planejamento e preparação das aulas; jornada de 24, 30 e 40 horas; entre outros.