Uma série de ações em conjunto entre a Prefeitura de Suzano e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) foi acertada em vistoria realizada ontem nas obras da nova estação ferroviária da cidade. A inauguração está prevista para o dia 30 de janeiro.
Participaram da vistoria os secretários municipais Carmen Lúcia Lorente, a Carminha (Assuntos Urbanos), Claudinei Galo (Trânsito e Mobilidade Urbana) e Clóvis Paoletti (Defesa Civil e Social), além de representantes da CPTM e das empresas Mendes Junior Trading e Engenharia S/A (que conduz as obras da estação) e CiteLuz, responsável pela iluminação pública em Suzano.
Foi definido que a prefeitura - por meio da secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana e da CiteLuz, em parceria com a companhia estadual - fará no início do próximo mês a remoção e a realocação de postes de energia e de sinalização semafórica localizados na rua Dr. Prudente de Moraes, já que junto com à nova estação será implantada baia para veículos de transporte de passageiros, melhorando assim o fluxo de veículos no local.
A administração municipal ainda ficará responsável por asfaltar essa baia. Uma câmera de monitoramento localizada entre as ruas Dr. Prudente de Moraes e General Francisco Glicério também será realocada.
O recuo adentra 1,2 metro o terreno da CPTM e tem cerca de 170 metros de extensão. Ele vai desde o começo do terreno da companhia no sentido Mogi das Cruzes-Suzano até próximo ao início da rua General Francisco Glicério. Com a sua inauguração, o trânsito deverá ter grande melhora.
A nova estação ferroviária de Suzano será moderna, e contará com passarelas, escadas rolantes, escadas fixas, rampas, mapas em braile, elevadores de acessibilidade, assentos nas plataformas, banheiros e plataformas cobertas. Além disso, gradis tomarão o lugar dos antigos muros, contribuindo para uma menor poluição visual para os cidadãos que circulam pelo local.