O índice de homicídios em Mogi das Cruzes teve uma queda de 75% se comparado novembro de 2015 com o mesmo período do ano passado. Em 2014, oito pessoas foram mortas enquanto que no mês passado dois homicídios foram registrados. Outro crime que apresentou queda neste período no município foi o roubo de carga. A cidade acumulou uma redução de 89% em 12 meses. As informações são da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP).
No balanço regional divulgado pela SSP, as cidades de Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá e Suzano apresentaram uma redução na taxa de homicídios. A queda de 14% foi registrada entre novembro de 2014 e o mesmo período desse ano. A diminuição foi impulsionada pelos números de Mogi. Por outro lado, as cidades de Itaquá e Suzano registraram um aumento no número de mortes violentas. Em 2014, quatro assassinatos ocorreram em Itaquá contra cinco em 2015. Suzano não teve nenhum homicídio em novembro do ano passado enquanto que no mês passado foram quatro.
Regionalmente, os municípios apresentaram redução de 11% nos casos de estupros. Foram registrados 35 crimes em novembro de 2014 contra 31 no mês passado. Em seguida, aparece o roubo de veículos com uma queda de 10% em comparação com o mesmo período de 2014. Os roubos também contabilizaram uma diminuição de 2%.
O crime que registrou o maior aumento no período foi o tráfico de drogas. A SSP contabilizou um crescimento de 36% na comparação do período do último ano. Em 2014, as cinco cidades registraram juntas 66 casos de tráfico, já no mês passado, foram 90. O município de Itaquá foi o único que registrou queda de 26 para 24 casos. Suzano foi a cidade que acumulou a maior alta de registros, foram oito em 2014 contra 21 no último mês.
Os roubos de carga no Alto Tietê também cresceram 19% em doze meses. De acordo com o levantamento da SSP, tanto os furtos quanto os furtos de veículos apresentaram um aumento de 5%. O único crime que manteve o índice do ano passado foi o latrocínio. Em 2014, um roubo seguido de morte foi registrado em Itaquá, enquanto esse ano uma pessoa foi assassinada em Poá.