Mogi das Cruzes é a sétima colocada entre as 100 maiores e melhores cidades do Brasil, segundo o ranking produzido pela empresa de consultoria de economia e finança Delta Economics & Finance, elaborado para a Revista América Economia. A pesquisa teve como principal objetivo avaliar as condições de vida local por meio de indicadores econômicos e sociais.
A seleção das 100 cidades que fazem parte do BCI-100 (Best Cities Index) foi realizada partir do ordenamento com base na população residente, considerando os dados do Censo IBGE. Neste processo, foram considerados todos os 5.564 municípios brasileiros para os quais existem informações socioeconômicas disponíveis de fontes oficiais.
Ao todo foram analisados 77 atributos em 10 dimensões sendo eles: Geral; Governança; Bem-estar, Econômica; Financeira; Domicílio; Saúde; Educação; Segurança e Digital. As informações foram coletadas entre agosto e setembro deste ano e são provenientes de órgãos e instituições governamentais, como o Atlas do Desenvolvimento Humano do Brasil 2013, Ministério das Comunicações, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), Conselho Federal de Medicina e Conselho Federal de Odontologia.
Mogi, que aparece entre as 10 melhores colocadas, obteve o índice de 53,77. O número é 2,36 menor que o obtido por Santos, que aparece no topo do ranking, com um porcentual de 56,13. Em "Saúde", o município obteve 1,62 ponto, sendo que a variável possível era de 2,00. Já em Governança a pontuação foi de 21,76, sendo a máxima de 27. Já em Economia, item na qual a variável máxima era de 10 Mogi obteve 5,73.
O município registrou um porcentual de 1,87 para Segurança, índice um pouco menor que os 2,0 possíveis de serem alcançados. Os aspectos de Bem-estar e Domicílio permitiam a obtenção de 5,0 pontos. Mogi alcançou 2,89 e 4,65, respectivamente. 
Mogi ficou à frente de capitais, como Florianópolis, em Santa Catarina (11), Natal, no Rio Grande do Norte (13°), Rio de Janeiro (14°), e São Paulo (16°). Entre as 10 primeiras, estão localizadas no estado de São Paulo. Na ponta de baixo da lista, estão Duque de Caxias (RJ), Belford Roxo (RJ), Ananideua (PA), Porto Velho (RO) e Macapá (AP).