O final de ano é tempo de férias paras as crianças, período de chuvas e raios ou de viagens e casa vazia. Todas estas ocorrências exigem cuidados especiais com a instalação elétrica. Algumas atitudes podem fazer a diferença e evitar acidentes domésticos que colocam em risco o patrimônio e até a vida de pessoas. Adicionalmente à segurança, ainda podem gerar economia na conta de energia, que, aliás, está muito cara. A distribuidora de material elétrico Santil divulgou algumas dicas importantes para a população.
Para quem sair de viagem, somente desligar os equipamentos eletroeletrônicos não é suficiente para evitar acidentes. Mesmo que os aparelhos não estejam em funcionamento, existe o risco de sobretensão elétrica (variação brusca da tensão, que pode ser provocada pelos raios, por exemplo). Por isso, desconectar da tomada dos equipamentos que não são de uso contínuo é aconselhável.
Além de oferecer mais segurança, desconectar os aparelhos das tomadas resulta em economia de energia. De acordo com alguns estudos, o consumo de aparelhos em stand-by (modo de espera) pode representar 12% do consumo doméstico de energia.
Durante o período de viagem, a empresa aconselha deixar o a geladeira no modo de intensidade mínima. Se for deixar alguma lâmpada acesa, utilizar as mais econômicas (compactas ou de led) ou instale um temporizador, desenvolvido para ligar e desligar automaticamente aparelhos elétricos ou eletrônicos com horários programados.
Durante o verão, muitas pessoas utilizam mais aparelhos eletrônicos, como ventiladores e videogames, por exemplo. É importante não ligar muitos aparelhos na mesma tomada, evitando a sobrecarga e curto-circuito. Além dessas dicas, talvez a mais importante está na hora do banho. A energia gasta com banhos demorados são as principais causas de gastos elevados.