O novo presidente da Câmara Municipal será eleito hoje, durante sessão ordinária do Legislativo. O nome do vereador Mauro Araújo (PMDB) é o mais cotado para assumir o cargo. Essa deverá ser a terceira vez que o parlamentar assume a liderança da Câmara. O candidato conta com 18, dos 23 votos. Sadao Sakai (PR) é o outro concorrente e garante que participará do pleito para mostrar "sua posição diante dos parlamentares".
Araújo afirmou que vai esperar o próximo ano para avaliar o que pode ser feito durante o mandato. "Este é um ano de crise nacional, tanto econômica quanto institucional. Acho que o grande papel da Câmara, acima de tudo, será ajudar o Poder Público a passa por esse momento, sem deixar que disputas eleitorais interfiram no dia a dia. É preciso ainda ter mais transparência, fazer com que a Câmara promova audiências públicas para debater os temas que interferem na cidade", destacou.
Sobre a reforma dos gabinetes, discutida há mais de dois anos, Araújo afirmou que é preciso analisar o orçamento da Câmara antes de realizar qualquer projeto. "Ainda é prematuro dizer se ela será realizada. É preciso ver a questão orçamentária. Temos coisas na área administrativa que precisam ser feitas, como os computadores da Câmara que estão muito defasados. Não sabemos como essa crise vai refletir na cidade. Nas duas vezes em que fui presidente, fiz um trabalho muito sério. Vamos analisar com calma, mas se puder fazer algo para ajudar a infraestrutura iremos melhorar", avaliou.
O peemedebista afirmou ainda que a TV Câmara foi uma decisão acertada do presidente Antonio Lino (PSD). "Essa foi uma coisa muito importante que o Lino fez. Por causa do orçamento ela vai começar básica, mas vamos ver como ela (A TV Câmara) e a cidade se comportam", acrescentou.
Até as últimas
Sadao informou que não desistirá da candidatura. Ele tem o apoio da bancada do PR, a maior da Câmara. "Vou continuar. Até para o próprio partido marcar posição. Tiveram várias pessoas que disseram que nos apoiariam", ressaltou.