Com discurso conciliador e pregando o protagonismo da Câmara Municipal, o vereador Mauro Araújo (PMDB) foi escolhido o novo presidente do Legislativo para o ano de 2016. Araújo recebeu 17 dos 23 votos e afirmou que um das metas é retomar a Câmara Verde iniciada por ele na última vez que assumiu o cargo, em 2010. O parlamentar avaliou que o próximo ano deverá ser difícil por causa da situação econômica do Brasil e destacou que todos os projetos que envolvam investimentos serão analisados com calma.
A única surpresa da eleição foi o voto do vereador Clodoaldo de Moraes (PT) para o vereador Sadao Sakai (PR), que concorria ao cargo de presidente. Moraes havia se comprometido com Araújo, mas o voto ao republicano indica sua ida ao PR.
A mesa diretiva foi oficializada com o vereador Francisco Moacir Bezerra de Melo Filho (PSB), o Chico Bezerra, como vice-presidente, o vereador Marcos Furlan (PV) para o cargo de 2° vice-presidente, o vereador Jean Lopes (PCdoB) na 1ª secretaria, e o vereador Protássio Ribeiro Nogueira (PSD) como 2° secretário. Todos foram eleitos com 22 votos, pois a vereadora Vera Rainho (PR), saiu do plenário logo após a eleição para presidente e retornou na metade da sessão.
Araújo afirmou que ao longo deste mandato terá um tom mais conciliador. "Sou uma pessoa muito cuidadosa com os gastos. Vou me inteirar sobre a situação. Sei que a Câmara vem tendo um desgaste maior por causa do aumento do número de parlamentares. Quero voltar com o projeto Câmara Verde, pois, hoje, existe um desperdício de material muito grande. Pretendo retomar o projeto da intranet, para que os projetos sejam online. A transparência e a democracia serão as marcas da minha administração. Investirei na modernização para que a população possa participar mais", destacou.
Sobre a recomendação do Ministério Público de exonerar os funcionários comissionados e abrir um concurso público para preencher estas vagas, Araújo disse que vai se inteirar sobre o assunto, mas que dará prosseguimento ao processo que já foi iniciado. Em relação a TV Câmara, que começa a operar na próxima segunda-feira, dia 14, o novo presidente afirmou que a "Câmara vai aprender a usá-la com calma, transparência e responsabilidade".
O peemedebista pretende colocar em evidência o trabalho realizado pelo Legislativo e ressaltou que vai ampliar o debate sobre os assuntos que envolvam a cidade.