Das 3.497 famílias cadastradas no Bolsa Família em Arujá, apenas 1.080 cumpriram as exigências para o recebimento do auxílio e 63 foram acompanhadas parcialmente. O não cumprimento das condicionalidades da saúde pode acarretar na perda do benefício.
O Parque Rodrigo Barreto, bairro com o maior número de cadastrados, recebeu no último sábado o Mutirão do Bolsa Família, no qual 25 famílias foram atendidas. Das 1.533 beneficiadas, apenas 467 estão em ordem com as condicionalidades da saúde, o que representa pouco mais de 30% do total da região.
"O acompanhamento do programa é realizado duas vezes ao ano para o registro nutricional da família, por meio da pesagem e da verificação da vacinação das crianças, idosos e gestantes", explica a enfermeira Suellen Zambelli. "Além disso, é critério para o recebimento do benefício o acompanhamento escolar, feito diretamente nas unidades de ensino", diz.
Os procedimentos são uma exigência do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). A atualização dos dados e o acompanhamento da segunda vigência deve ser feito até o dia 31 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Barreto, Jardim Emília, Mirante, Jardim Real, Nova Arujá e CSII.
Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 4652-1079.