A Escola Ambiental de Mogi das Cruzes, da Secretaria Municipal de Educação, atendeu, em 2015, 3.795 pessoas, entre alunos, pais, professores e gestores das unidades escolares da rede municipal de ensino. Neste ano, os focos do trabalho da unidade foram os temas Água e Energia. Para 2016, os planos são retomar o projeto Circuito Ambiental e dar continuidade às ações contra o desperdício de água nas escolas e o projeto Faixa Verde Comunitária, realizado em parceria com Furnas. Os professores poderão ainda participar do curso de Hortas.
A unidade foi inaugurada em 2006 e está situada na Estrada de Varinhas, no Distrito de Jundiapeba. “A Escola Ambiental tem como missão proporcionar o aprimoramento profissional de educadores mogianos a partir de competências e habilidades na área de Educação Ambiental. Neste ano, tivemos como proposta central a formação continuada, oportunizando aos educadores cursos presenciais e à distância, palestras e vivências, principalmente para os que aderiram à nova composição da jornada docente”, explicou Angélica Lucas Bezerra, coordenadora da unidade.
O destaque foi o tema água, inserido tanto nos projetos como nas formações e ações pontuais oferecidas pela Escola Ambiental. As escolas também trabalharam a preservação e uso racional dos recursos hídricos durante todo o ano letivo. “Em 2015, os municípios tomaram iniciativas para o enfrentamento da crise hídrica o que, naturalmente atingiu Mogi das Cruzes. Com foco no tema água e florestas foram realizadas diversas ações como contribuição ao Plano de Contingência firmado pela Administração Municipal e o Semae”, observou Angélica.
Foram oferecidos cursos, como o Programa Conhecendo a Mata Atlântica em parceria Instituto Ecofuturo, Recursos Hídricos e Florestas em parceria com DAEE, Formação de Educadores Ambientais com Kimberly Clark e Universidade Braz Cubas, Educação Ambiental – Desafios Futuros com UBC e Secretaria Municipal de Verde e Meio Ambiente. A unidade também participou da Semana do Verde e Meio Ambiente, realizada em junho pela Administração Municipal.
Seguindo a proposta da preservação e da consciência socioambiental, a Escola Ambiental desenvolveu atividades educativas de sensibilização, informação, formação e oficinas práticas, com enfoque ambiental, para alunos, professores e comunidade, objetivando a sensibilização para a adoção de comportamentos que conduzam ao desenvolvimento humano sem impactar ou comprometer negativamente o ambiente.