A Prefeitura de Mogi das Cruzes declarou ontem, a empresa que fará a perfuração de cinco poços artesianos em diferentes regiões do município. A medida faz parte do Plano de Contingenciamento de Água, lançado no início do ano para o enfrentamento da crise hídrica. A empresa responsável pela perfuração será a Sales & Matta Ltda -EPP.
Este ainda poderá não ser o resultado final (homologação) da licitação, pois, a partir da publicação do julgamento da concorrência pública ,abre-se um prazo de cinco dias úteis para recurso, contados a partir de hoje.
Sobre os locais onde serão implantados os poços, a previsão é de dois  em Jundiapeba (nas áreas dos Centros Municipais de Programas Educacionais, os Cempres), dois no distrito de Brás Cubas (um no Hospital Municipal e o outro próximo no Reservatório da Sabesp, no Jardim Santa Tereza) e um no Botujuru (Cempre). Todos em terrenos municipais e no perímetro urbano do município, que poderão ser utilizados pela população em caso do agravamento da crise.
A perfuração, cujo investimento será de R$ 1.079.900,00, é uma das ações do Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) para o enfrentamento da crise hídrica que afeta o Estado. Segundo a autarquia, os poços serão perfurados conforme a necessidade, não havendo um prazo estipulado. Além dos poços artesianos, outra medida previstas pelo Plano de Contingenciamento é uma campanha de redução de água, que determina uma meta de economia em 30, porém, esta meta não está sendo atingida.
(* Texto sob supervisão do editor)