Os dois Ecopontos de Mogi das Cruzes, localizados respectivamente nos bairros Parque Olímpico e Jardim Armênia, receberam este ano mais de mil toneladas de materiais, entre recicláveis e resíduos de construção civil. Os dados são da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente e incluem o montante coletado de janeiro até o momento.
Ainda segundo o balanço, durante este período, os dois pontos de coleta receberam 1.517 pneus; 324 pilhas e baterias, além de 2.130 litros de óleo de cozinha; 958 toneladas de resíduos de construção civil e 52 toneladas de material reciclável.
Para o diretor de Limpeza Pública da Secretaria de Serviços Urbanos, José Roberto Elias Rodrigues, os números são resultantes da conscientização dos mogianos sobre a importância de se dar a destinação correta para o lixo. "É notável que a cada dia que passa as pessoas estão tendo uma consciência maior. E quem ganha com isso é a própria população. Toda essa quantidade de materiais, além das 60 toneladas de madeira e 18 toneladas de recicláveis coletados pelo cata-tranqueira poderiam estar indo para os rios, sendo jogados em terrenos baldios, trazendo prejuízos", comentou.
Rodrigues destacou ainda algumas ações do Recicla Mogi, programa que tem por objetivo aumentar a consciência ambiental e a coleta seletiva no município. "Este ano, 17 pontos de entrega voluntária de materiais recicláveis, que antes recebiam lixeira de coleta seletiva em dias alternados, passaram a contar com contêineres fixos. Com isso, moradores da área central passaram a descartar esses materiais diariamente, sem preocupação com dia e horário", ressaltou.
Os dois Ecopontos funcionam de segunda a sábado, das 8 às 18 horas. A unidade Jardim Armênia está localizada na rua Júlio Perotti, 56. Já o Ecoponto do Parque Olímpico fica na avenida Prefeito Maurílio de Souza Leite Filho, sem número.