O comércio popular de Suzano ficou repleto de consumidores que aproveitaram o último fim de semana que antecede o Natal para fazer compras. Nem mesmo o forte calor registrado na manhã de ontem afastou os clientes. Para os comerciantes, esse é o período para recuperar as perdas acumuladas durante os últimos meses. Eles garantem que mesmo com o movimento intenso, os clientes estão optando por presentes mais baratos neste Natal.
A dona de casa Suzi Gonçalves, de 33 anos, procurava os presentes dos seis filhos e de um afilhado. "Todos vão receber lembracinhas, pois esse ano está muito difícil. Os presentes estão muito caros. Já pesquisei em outras lojas, mas o preço está muito parecido. No ano passado deu para dar um presente melhor", afirmou.
A dona de casa Marina Pires, 56, comprou os presentes para os filhos, noras e netos durante a semana. Nesse sábado, ela aproveitou para pesquisar uma roupa para usar no Natal. "Comprei o presente de todos, mas faltou o meu. Esse ano os preços estão mais altos que o ano passado. Para os meus filhos e noras, comprei roupas, até porque eles fazem aniversário no fim do ano e vou acabar dando apenas um presente", contou.
A dona de casa Maria do Carmo Gouvea, 63, estava pesquisando o preço de roupas nas lojas da avenida General Francisco Glicério. "Estou comprando um presente para mim. Como tenho 14 netos e um bisneto, não tem como comprar presente para todos, por isso opto por não dar para nenhum. Estou procurando uma roupa para usar durante o Natal", informou.
A decisão dos clientes em comprar apenas lembrancinhas para presentear nesse Natal é sentida pelos lojistas. O gerente Luiz Pedro de Bastos, 60, explicou que o movimento de pessoas está grande no comércio, mas elas estão gastando menos para presentear. "Em média, os clientes compram produtos entre R$ 80 ou R$ 90. Esperava um crescimento de 30% em relação ao Natal do ano passado, mas acredito que teremos cerca de 20%. Isso é o suficiente para a manutenção da loja, pois nos últimos meses a queda nas vendas foi grande", destacou ele.