A atual presidente da General Motors (GM) na Argentina, Isela Costantini, de 44 anos, comandará a companhia aérea Aerolíneas Argentinas. Ela, que nasceu em 1971, em São Paulo, é uma das personalidades femininas mais influentes do mundo e já foi capa da revista Mulher de Expressão, promovida pelo Grupo Mogi News de Comunicação.
Em 2007, em uma das entrevistas realizadas pela revista que premia as 40 mulheres bem-sucedidas que são destaque no Alto Tietê, Isela nos contou sobre os desafios de estar na linha de frente da GM, além de revelar o caminho árduo de conquistar o respeito em um ambiente majoritariamente masculino. Segundo ela, apesar do mercado de trabalho ser mais aberto para os homens do que para as mulheres, o importante é acreditar e estar preparada para as oportunidades.
Além disso, Isela falou sobre o mercado de trabalho feminino, a empresa GM, e claro, sobre a premiação e a revista Mulher de Expressão. "Acho uma iniciativa fantástica do Grupo Mogi News. Devemos lembrar que ainda há muitas empresas que têm preconceito com as mulheres em relação ao mercado de trabalho e , mais do que isso, elas não sabem como lidar com o universo feminino. As mulheres precisam de incentivos como este, que geram mais autoconfiança à classe. O Mulher de Expressão serve de referência para que outras profissionais da sociedade enxerguem que é possível chegar longe, independente do sexo", contou Isele em um trecho da entrevista.
Casada e com dois filhos, a filha de argentinos estará no comando da Aerolíneas Argentinas no mandato de Mauricio Macri, de quem partiu o convite. Vale lembrar que esta companhia aérea, estatizada há sete anos, possuí quase toda a sua frota alugada e apenas dois jatos próprios. Sua subsidiária, a Austral, tem dois aviões na garagem e outros 20 em processo de compra.
Formada em Comunicação pela PUC de Curitiba, com MBA em Marketing e Comércio Internacional concluído em Chicago, nos Estados Unidos, Isela iniciou sua carreira na GM como analista no Departamento de Marketing Estratégico, em 1998. No ano de 2002, foi transferida para Arlington, no Texas, e em seguida voltou para a GM do Brasil, quando se tornou gerente de programas.
Entre os anos de 2010 a 2012, Isele atuou como diretora de pós-vendas e atendimento ao cliente da GM América do Sul. Em 2012, foi nomeada presidente e CEO da GM Argentina, Uruguai e Paraguai. Já no ano de 2013, esteve na lista das 50 mulheres mais poderosas no mundo dos negócios pela revista Fortune, ficando na 37ª posição.
*Texto sob supervisão do editor