A avenida Governador Adhemar de Barros terá interdição no trecho entre as ruas Tenente Manoel Alves dos Anjos e Presidente Campos Salles, ao lado do Terminal Central, a partir desta segunda-feira (07/12). A medida é necessária para a execução das obras de construção da passagem subterrânea da praça Sacadura Cabral. Neste momento, nenhuma via do entorno terá alteração de circulação.
Com a interdição, os motoristas que estiverem na avenida Governador Adhemar de Barros, nas proximidades da praça Sacadura Cabral, terão obrigatoriamente que virar à esquerda na rua Tenente Manoel Alves dos Anjos. Já quem quiser acessar a passagem de nível da rua Presidente Campos Salles deverá utilizar a avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco. Para orientar os motoristas, faixas foram implantadas na região.
O local onde ocorrerá esta intervenção e o início das obras é considerado de menor impacto para o comércio da região, uma vez que o quarteirão abriga apenas o Terminal Central e os fundos de outros imóveis. Conforme acordado em reunião com comerciantes, realizada no final de novembro, a etapa de obras que necessitará de interdições na rua Tenente Manoel Alves dos Anjos e no trecho da avenida Governador Adhemar de Barros entre esta via e a rua Princesa Isabel de Bragança acontecerá apenas no mês de janeiro. As próximas alterações no trânsito da região também serão adotadas apenas no próximo ano.
O fechamento da Adhemar de Barros será necessário para o início da construção do túnel 1, que ligará a rua Cabo Diogo à avenida Adhemar de Barros. Atualmente, as obras estão concentradas no túnel 2, que entre as ruas Doutor Ricardo Vilela e Hamilton da Silva e Costa. As obras acontecem em duas frentes. A primeira, da rua Doutor Ricardo Vilela até a linha férrea, está com 80% das paredes diafragma (laterais do futuro túnel) concluídas. Já a segunda, na rua Hamilton da Silva e Costa, iniciou os trabalhos no início deste mês e as obras estão em pleno andamento, também com as escavações das paredes laterais.