A população do Alto Tietê conta com o serviço de atendimento público em todos os municípios e podem registrar reclamações, solicitações e elogios. Depois, a Ouvidoria encaminha para as secretarias responsáveis para que adotem as providências necessárias.
Os cidadãos podem utilizar o serviço para solicitar reparos em vias públicas, como buracos, pavimentação, cascalhamento e calçamento danificado, além de limpeza de áreas públicas. Os serviços de atendimento também recebem denúncias referentes à Lei do Pancadão, em que o reclamante pode pedir para que a equipe de fiscalização compareça ao local onde ocorre a perturbação do sossego. Solicitações de fiscalização de trânsito e comércio irregular também podem ser registradas e a denúncia também pode ser anônima.
As Ouvidorias também recebem queixas sobre a falta de limpeza em terrenos, descarte irregular de lixo, atraso de ônibus e problemas com a iluminação pública, além de críticas e sugestões com relação aos serviços de saúde e mau atendimento. Os atendimentos são realizados em horário comercial, das 8 às 17 horas, em todas as prefeituras da região (Confira contatos no quadro).
Algumas cidades da região do Alto Tietê não contam com o serviço de Ouvidoria, mas disponibiliza um canal para reclamações pela internet como é o caso de Guararema e Arujá. As queixas também podem ser protocoladas pessoalmente no paço municipal de cada município. (F.F.)