A ingestão de frutas e também de alguns doces, típicos das festas de fim de ano, também exige cuidado. O biomédico e microbiotécnico, Roberto Martins Figueiredo, o "Dr. Bactéria", prossegue nos alertas. Agora, com as amebíases, no caso a Entamoeba histolytica. "Isso acontece com a higienização inadequada de hortaliças e frutas. E, quando alguém é contaminado, de três a dez dias após o contato com o alimento, pode ter cãimbras abdominais severas, hipersensibilidade no cólon e fígado, fezes matinais não compactas, diarreia recorrente, perda de peso, fadiga e, algumas vezes, anemia", explica.
Há ainda o risco de se contrair o virus da hepatite. "O erro é o mesmo: a higienização inadequada de hortaliças e frutas. Começa com perda do apetite, náusea, vômito e febre e, depois de três a dez dias, o paciente apresenta icterícia e urina escura. Os casos severos podem causar danos ao fígado e morte", alerta. 
Nem mesmo as frutas secas estão livres de problemas. Elas podem gerar toxinas de fungos (micotoxinas), se houver a ingestão de produtos embolorados. 
Rabanadas
As famosas rabanadas também não escapam. Se houver fritura inadequada, elas podem causar a salmonella, por contaminação cruzada via manipulação ou utensílios. Os sintomas ocorrem geralmente de oito a doze horas depois da ingestão. "Dor abdominal e diarreia e, algumas vezes, náuseas e vômitos, são os sintomas, que duram um dia ou menos e costumam ser moderados. Mas podem ser mais sérios em pessoas de idade avançada ou debilitadas", complementa o especialista.
Doces cremosos, tortas e bolos, quando são manipulados sem a higiene necessária, podem ser contaminados pelo staphylococcus aureus. "A contaminação pode ser provocada por perdigotos - da saliva das pessoas - ou mesmo pelos utensílios", diz Figueiredo.
Geralmente, entre trinta minutos e oito horas após comer, a pessoa vitimada pode ser acometida de diarreia, vômitos, náuseas, dores abdominais, espasmos, cansaço. "Isso dura de 24 a 48 horas. Raramente é mortal", completa.
Mais informações e dicas, confira no site www.higienedosalimentos.com.br