A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Rodeio realizou 76 atendimentos, entre 7 e as 14 horas neste sábado. Desse total, 71 foram casos clínicos e cinco da área de pediatria. O prefeito Marco Bertaiolli (PSD) e o secretário municipal de Saúde, Marcello Cusatis, acompanharam o primeiro dia de operação da UPA.
De acordo com Cusatis, o primeiro dia de funcionamento ocorreu da maneira esperada. "Os simulados feitos ao longo da última semana foram fundamentais para que os fluxos ocorressem de uma maneira muito natural e tranquila. Tivemos uma diversidade de atendimentos de urgência e emergência, que demostraram que a UPA está muito bem estruturada e os profissionais também são muito capacitados. Nossas expectativas foram atendidas", afirmou.
A UPA do Rodeio tem capacidade de realizar 6 mil atendimento por mês. A unidade foi projetada para atender 50 mil pessoas que vivem em bairros como César de Souza, Rodeio, Jardim Maricá, Mogilar, Ponte Grande, Botujuru e Sabaúna. O local conta com três consultórios, nove leitos, sendo um de isolamento, para atender adultos e crianças.
As pessoas poderão ficar internadas até 24 horas na unidade, depois deste período, a equipe médica vai avaliar se o paciente poderá receber alta ou será transferido para outra unidade de referência de acordo com cada situação. Casos ortopédicos, por exemplo, serão tratados na Santa Casa. Os cardíacos, serão encaminhados para o hospital Luzia de Pinho Melo.
As pessoas devem procurar a UPA em casos de paradas cardíacas, derrames, fraturas, quedas graves, febre alta, além de outras situações que exigem atendimento rápido e especializado. O Samu também encaminhará casos para a unidade. Uma equipe médica foi designada apenas para atender as situações mais graves que chegarem. (L.N)