A Mega Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (MegaSipat) cumpriu seu objetivo em Mogi das Cruzes, engajar os trabalhadores da construção civil em atividades práticas que simularam situações rotineiras dentro e fora dos canteiros de obra. Com realização do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) em parceria com o Seconci-SP, Sesi-SP e Senai-SP, o evento reuniu 175 pessoas na última quarta-feira (4/11), para uma manhã cheia de aprendizados.
Animação foi o que não faltou para as equipes que participaram do trekking. Divididos em grupos, eles receberam mapas para orienta-los na caminhada em busca das sete estações espalhadas pelo Sesi-SP CAT “Nadir Dias de Figueiredo”. Em cada parada, as equipes receberam uma tarefa relacionada aos temas trabalho em altura, soterramento, ética e meio ambiente, nutrição, saúde, choque elétrico e liderança e cooperação.
O diretor regional de Mogi das Cruzes do SindusCon-SP, Mauro Rossi, acredita neste formato de evento para conscientizar os trabalhadores sobre a importância da prevenção. “Na minha avaliação, a MegaSipat neste novo formato já é um sucesso. Tivemos a oportunidade de ouvir isso de alguns trabalhadores também, o que nos deixou muito satisfeitos. Desta forma o trabalhador se envolve mais no aprendizado e interage com outros participantes”, ressaltou.
O evento agradou e prendeu a atenção de quem entrou na ‘brincadeira’. “A prova do campo minado desafia a sua coordenação motora e estimula a confiança na pessoa que está ao seu lado te orientando. De uma forma geral, no trabalho um vigia o outro, para evitar os acidentes”, contou Celso Manoel da Silveira, guincheiro na SEC Empreendimentos e Construções.
A estação “Campo minado” trabalha a liderança e a clareza na comunicação, estimulando a confiança e o trabalho em equipe. Para esta atividade são escolhidas três duplas. Enquanto um caminha de olhos vendados o outro deve passar as orientações para que o parceiro não esbarre nos obstáculos posicionados no campo. Cumpre o objetivo quem cruzar a linha de chegada sem encostar em nenhum objeto.
O engenheiro de segurança no trabalho da Trópico Construtora, José Borges Neto, chamou a atenção para três estações, soterramento, trabalho em altura e choque elétrico. “As atividades desenvolveram, de forma dinâmica, uma solução para que todos pudessem entender da melhor forma a mensagem. Para nós técnicos, desta forma é mais fácil fazer com que o pessoal que está no campo entenda”, garantiu.
Também prestigiaram a MegaSipat 2015, o diretor do Sesi-SP, Roberto Xavier Augusto Filho; o diretor do Senai-SP, Itamar Rodrigues Cruz; o superintendente geral do Seconci-SP, Fernando Costa; a secretária adjunta de Obras da Prefeitura de Mogi das Cruzes, Rita Pomares; o diretor adjunto da Delegacia de Mogi das Cruzes do SindusCon-SP, Celso Antonio De Giuseppe; além de diretores de empresas do setor.
Sobre o SindusCon-SP
O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) é a maior associação de empresas do setor na América Latina. Congrega e representa 650 construtoras associadas e 15 mil filiadas em todo o estado. A construção paulista representa 34% da construção brasileira, que por sua vez equivale a 5,5% do Produto Interno Bruto do Brasil.