As obras da construção da passagem subterrânea da praça Sacadura Cabral avançam e na semana que vem deve começar a ser montada a segunda frente de trabalho, que funcionará na rua Hamilton da Silva e Costa. Com isso, o processo de escavação do túnel 2 passará a acontecer nos dois sentidos - o que trará mas velocidade ao trabalho. 
A passagem de pedestres, localizada na esquina das ruas Braz Cubas e Dr. Ricardo Vilela e que havia sido fechada no dia 13 de outubro, foi reaberta ontem e vai permanecer assim até o fim dos trabalhos. A projeção inicial era de que o local permanecesse obstruído por 60 dias, mas este prazo fosse reduzido para menos da metade.
O secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, João Francisco Chavedar, explica que a obra atingiu 5% de seu cronograma, dentro da programação. "Estamos demolindo a parte superior das paredes diafragma, que são as laterais do túnel, para a execução das vigas de coroamento, que vão completar a estrutura", explica. Segundo ele, a abertura da segunda frente de trabalho iniciará a escavação do túnel no sentido contrário - em direção ao Centro, até chegarem nas proximidades da linha férrea.
Quando isso ocorrer, terá início uma etapa mais complexa do trabalho, que será a escavação por baixo da linha férrea. De acordo com Chavedar, será utilizada uma tecnologia moderna, chamada de método não-destrutivo, pelo qual as escavações sob a linha férrea acontecerão sem a necessidade de interrupção do fluxo de trens. Nesta etapa, as obras avançarão de forma mais lenta, pois só é possível escavar cerca de 80 centímetros por dia.
Apesar do desafio técnico deste trabalho, o secretário aponta que o resultado final será compensador: toda a área acima da passagem será devolvida aos cidadãos, formando um conjunto de três praças integradas - a Oswaldo Cruz, a Sacadura Cabral e o espaço compreendido entre as ruas Cabo Diogo Oliver, Engenheiro Gualberto e Hamilton Silva e Costa. A região receberá um novo projeto urbanístico e contará com arborização, enquanto o fluxo de veículos ficará livre das interrupções atuais por conta dos trens, que passam a cada três minutos.
O túnel 2, atualmente em obras, terá 298 metros e ligará as ruas Dr. Ricardo Vilela e Hamilton da Silva e Costa. Já o segundo túnel, com 426 metros, ligará a rua Cabo Diogo Oliver à avenida Governador Adhemar de Barros e a previsão é de que esteja concluído em dezembro de 2017. A obra permitirá o fechamento da passagem de nível ao lado da estação, eliminando, assim, o principal gargalo do trânsito da região central da cidade.