A Policia Militar recebeu ontem um reforço de 2.820 novos policiais. Os soldados serão distribuídos entre os diversos municípios do Estado de São Paulo, para reforçar o patrulhamento preventivo e ostensivo das ruas. A expectativa é de que parte desse montante seja enviado para o Alto Tietê, para suprir o claro no efetivo da região, que atualmente é de cerca de 10%.
A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), questionando quantos homens devem ser encaminhados para atuar nos batalhões do Comando de Policiamento de Área Metropolitano 12 (CPA/M-12). No entanto, segundo a pasta, até o momento, o destino dos novos policiais ainda não está definido.
Durante sua última visita ao Alto Tietê, no mês passado, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Ricardo Gambaroni, afirmou que a meta é acabar com o déficit de efetivo até o fim do ano de 2017.
Na ocasião, também informou que o reforço policial para a região do Alto Tietê está previsto a partir de 2016, depois do encerramento da Operação Verão.
Em entrevista anterior ao Mogi News, o comandante do CPA/M-12, coronel Mauro Lopes, destacou que a expectativa é de que os policiais enviados para a região cubram o déficit policial.
"Hoje, o claro no efetivo é bem parecido, entre uma cidade e outra. Talvez, com a nova turma de policiais, nós daremos mais atenção para Ferraz de Vasconcelos, que está com esse índice um pouco maior", comentou.
Os recém-formados, sendo 2.375 homens e 445 mulheres, passaram por cerca de um ano de curso na Escola Superior de Soldados (ESSd).
A cerimônia de formatura foi realizada na noite de ontem, na capital paulista, e contou com a presença do secretário, que é o paraninfo da turma. (S.L.)