A Prova Brasil está sendo aplicada nas escolas municipais de Itaquá até o dia 24 de novembro. Esta avaliação tem como objetivo analisar o sistema público de ensino do país. Ela é usada como subsídio para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, Ideb. É aplicada para os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. Criada com base nas propostas curriculares de alguns estados e municípios e nos Parâmetros Curriculares Nacionais, PCNs, para diagnosticar os conhecimentos dos alunos nas disciplinas de português e matemática.
Ela foi criada em 2005, com o intuito de complementar a avaliação proposta pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, Saeb, mas a primeira aplicação foi em 2007. A cada dois anos é realizada pelo Ministério da Educação, MEC. No município, 6,1 mil alunos participam da Prova Brasil.
A Provinha Brasil e a Avaliação Interna (AVI) foi realizada no município de 16 a 19 de novembro. A Provinha Brasil avalia o nível de alfabetização das crianças matriculadas no segundo ano do Ensino Fundamental. Cinco mil crianças participaram desta avaliação no município. Ela é realizada em duas etapas, uma no início e a outra ao término do ano letivo, possibilitando aos professores e gestores educacionais um diagnóstico mais preciso da aprendizagem das crianças. A avaliação acontece em dois dias, os alunos respondem 20 questões de matemática e de leitura.
Para a equipe de Coordenação Pedagógica da Secretaria de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de Itaquá, Semecti, o resultado dessa avaliação serve como um diagnóstico da turma.