Um misto de alegria e emoção tomou conta da entrega de enxovais do projeto "Nascer Feliz" na Unidade de Saúde da Família (USF) do Jardim Miray na última semana. Criado pela prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria de Políticas para Mulheres, a iniciativa conta com o apoio da Secretaria de Saúde e do Fundo Social de Solidariedade.
O projeto tem como objetivo dar uma melhor condição de vida à mulher, durante o período da gestação, quando ela se encontra mais fragilizada e vulnerável emocionalmente, bem como apoio, orientação, informações e oferta de cuidados.
Atualmente o "Nascer Feliz" segue nas Unidades de Saúde da Família (USF) Jardim Nicea, Jardim Miray, Parque Piratininga, Jardim Josely, Jardim América e Pequeno Coração, além das Unidades Básicas de Saúde (UBS) Marengo, Caic, Morro Branco e Monte Belo.
"Estou muito feliz com adesão do projeto e a participação de todas vocês. Sem o apoio da diretora e de toda a equipe desta USF nosso trabalho não teria sido esse sucesso. Espero que vocês mãezinhas também tenham gostado, pois o prefeito Mamoru Nakashima (PSDB) nos cobra diariamente para que façamos o melhor pra vocês", comentou a secretária de Políticas para Mulheres, Fabiana da Cunha Fernandes da Costa.
No Jardim Miray, onde aconteceu à entrega de enxovais às mulheres gestantes na última quinta-feira, as gestantes participaram de palestras sobre "Benefícios Sociais", "Violência Doméstica", "Lei Maria da Penha", "Direito de Família", "sinais e sintomas da gravidez", "O que é a Defensoria Pública? Para que serve?"; "Amamentação", "Cuidados com as mamas". Teve ainda uma "Oficina com posições para amamentar", "Oficina de Massagem Shantala", e orientação sobre "Cuidados com os pés das gestantes" e oficina de massagem para os pés.