O Poupatempo - programa do governo do Estado de São Paulo, ganha capilaridade, quebra novo paradigma na administração, chegando mais perto do cidadão, em todos os municípios do Estado. As novidades são o balcão único e os totens de autoatendimento, novos serviços por meio eletrônico (via Internet e por dispositivos móveis) e o banco de dados único, com coleta biométrica das digitais e fotos dos cidadãos. 
O anúncio foi feito pelo subsecretário de Tecnologia e Serviços ao Cidadão, Julio Semeghini no evento que comemorou os 18 anos do programa, feito aos 11 mil funcionários. Ele destacou os novos desafios e os avanços tecnológicos em implementação.
"Hoje, com quase meio bilhão de serviços prestados, o programa impõe novos desafios, que vamos resolver com os avanços da tecnologia", afirmou Semeghini. 
O Poupatempo tem 67 postos físicos instalados na Capital e em municípios do interior (incluindo Mogi das Cruzes, Suzano e Itaquaquecetuba), mas ganhará, em breve, totens para autoatendimento (similares aos caixas eletrônicos dos bancos), que poderão levar o serviço para mais perto dos usuários. "Com o banco de dados único e os totens, todas cidades poderão ter acesso aos serviços", informou Semeghini. Com o banco de dados único e integrado, os cidadãos poderão solicitar serviços por meio de um celular, pela Internet ou pelos totens, e receber documentos pelo Correio.
De acordo com o superintendente de Novos Projetos, Ilídio Machado, 43 dos 67 postos já estão trabalhando com a coleta unificada e, em dezembro, tem início um teste para o reuso da imagem, ou seja, um cidadão que fez sua coleta de dados biométrica, poderá solicitar por qualquer meio (posto, toten, celular, Internet) um documento, sem a necessidade de coletar novamente os dados.
Na época em que o Poupatempo foi criado, o cidadão precisava esperar um mês para ter uma carteira de identidade, por exemplo. Hoje, as unidades do Poupatempo emitem 377 mil RGs por mês, conforme informou a superintendente de Operações do programa, Tânia Andrade.