Pelo terceiro ano consecutivo, alunos e professores da UMC estarão envolvidos hoje nas atividades de orientação que visam eliminar os tabus dos homens sobre os exames de rastreamento e aos procedimentos de tratamento do câncer de próstasta. Serão oferecidos atendimento ambulatorial com urologista, palestras e atendimento com psicólogos, das 8h às 16h, na Policlínica da UMC.
A campanha, que visa motivar a população masculina a fazer exames preventivos regularmente, é destinada aos pacientes com idade superior a 50 anos ou que tenham queixas urinárias e/ou histórico familiar de câncer de próstata em parentes de 1º grau, cujos casos serão identificados após triagem prévia. Os atendimentos ocorrerão por ordem de chegada, por meio de distribuição de senhas.
O câncer de próstata é uma neoplasia maligna que representa cerca 30% dos novos casos de câncer em homens. É uma doença assintomática, por isso a importância da realização de exames preventivos a partir de 50 anos de idade ou mais precocemente, a partir dos 40 anos, nos casos de hereditariedade. O risco pode aumentar em até 10 vezes nos casos de três parentes de 1º grau com a doença, por exemplo.
A ação conta com o apoio do Laboratório Cytolab que fornecerá o exame de dosagem do PSA (Antígeno Prostático Específico) gratuitamente. O PSA é uma proteína encontrada no sangue, específica para a próstata.