A Prefeitura de Mogi das Cruzes realiza neste domingo mais uma edição do projeto Pedala Mogi. Das 8 às 13 horas, a ciclofaixa de lazer que passa por diversas ruas da região central da cidade estará à disposição da população para passear de bicicleta, praticar atividades físicas e conhecer de perto locais de destaque do Centro de Mogi das Cruzes.
Para este final de semana, os participantes terão uma novidade. O Centro Cultural de Mogi das Cruzes, que fica na praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, passará a ter horário estendido em todos os domingos. O espaço ficará aberto à visitação das 9 às 14 horas, com apresentações artísticas, exposições e a estrutura da Biblioteca Municipal "Benedito Sérvulo de Santana".
O percurso do Pedala Mogi tem 2,7 quilômetros e os participantes poderão utilizar a ciclofaixa de lazer a partir de qualquer ponto, escolhendo o melhor caminho a seguir. A partir do parque Botyra Camorim Gatti, a ciclofaixa passa pelas ruas Olegário Paiva, Coronel Souza Franco, Doutor Corrêa, Professor Flaviano de Melo, Capitão Manoel Caetano, Doutor Paulo Frontin, Doutor Deodato Wertheimer, Flaviano de Melo, novamente a Capitão Manoel Caetano, Navajas, Antônio Cândido Vieira e Major Pinheiro Franco, que dá acesso novamente ao parque Botyra.
"Os participantes têm a oportunidade de definir o melhor ponto de partida e o trajeto a ser percorrido. Toda esta estrutura foi montada para que os mogianos possam ter um espaço para atividade de lazer com segurança. A ciclofaixa está sinalizada e cones fazem a separação entre o espaço destinado aos ciclistas e aos veículos, além de monitores, que são deslocados para pontos específicos e orientam os participantes e motoristas.", explicou o secretário municipal de Transportes, Nobuo Aoki Xiol
O trajeto do Pedala Mogi conta com 11 pontos de visitação e apreciação na região central. São eles o parque Botyra Camorim Gatti, a região do Shangai, o prédio da Secretaria de Cultura, o Largo Bom Jesus, o Theatro Vasques, o Largo do Carmo, as praças Coronel Almeida e Monsenhor Roque Pinto de Barros, o Centro Cultural, o Largo do Rosário e o Mercado Municipal.
Nas proximidades destes locais de interesse, foram instalados seis paraciclos, destinados para o estacionamento das bicicletas. Os equipamentos ficam no Parque Botyra, na praça João Antônio Batalha (no Shangai), Largo Bom Jesus, praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, rua Presidente Rodrigues Alves e Largo do Rosário. Para orientar os participantes, banners foram instalados com informações sobre o percurso do projeto e atrações, e os participantes receberão folhetos informativos.