A passarela sobre os trilhos da CPTM, na praça Sacadura Cabral, começou a ser desmontada e retirada na quinta-feira e também ontem. O trabalho faz parte da programação das obras de construção da passagem subterrânea, que estão avançando e contam hoje com duas frentes de trabalho. Um guindaste de grande porte foi utilizado no trabalho de retirada da passarela - que permitirá a execução das escavações por baixo da linha férrea, sem a necessidade de paralisação dos trens.
O secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, João Francisco Chavedar, explica que a retirada da parte dos degraus ocorreu nesta quinta e sexta, enquanto o vão central será desmontado na madrugada do dia 6 de dezembro, um domingo. Para esta última intervenção, será preciso interromper na circulação dos trens por um período de aproximadamente cinco horas.
Atualmente, as obras transcorrem em duas frentes. A primeira, da rua Dr. Ricardo Vilela até a linha férrea, está com 80% das paredes diafragma (laterais do futuro túnel) concluídas. Já a segunda, na rua Hamilton da Silva e Costa, iniciou os trabalhos no início deste mês e as obras estão em pleno andamento, também com as escavações das paredes laterais.
Esta semana, Chavedar participou de uma reunião na Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC) e informou que o próximo passo na execução das obras será o fechamento da avenida Governador Adhemar de Barros, o que causará interferências também no trânsito da rua Tenente Manoel Alves dos Anjos. De acordo com ele, esta nova etapa terá início em até 40 dias.
O fechamento da Adhemar de Barros será necessário para o início da construção do túnel 1, que ligará a rua Cabo Diogo à avenida Adhemar de Barros. Atualmente, as obras estão concentradas no túnel 2, que entre as ruas Dr. Ricardo Vilela e Hamilton da Silva e Costa. O secretário municipal de Transportes, Nobuo Aoki Xiol, estudará alternativas para assegurar a circulação de veículos naquela região.
Túneis
O túnel 2, atualmente em obras, terá 298 metros de comprimento e ligará as ruas Dr. Ricardo Vilela e Hamilton da Silva e Costa. Já o segundo túnel, com extensão de 426 metros, ligará a rua Cabo Diogo Oliver à avenida Governador Adhemar de Barros e a previsão é de que esteja concluído em dezembro de 2017. A obra permitirá o fechamento da passagem de nível ao lado da estação, eliminando, assim, o principal gargalo do trânsito da região central da cidade.
No projeto da nova região central, a Estação Mogi das Cruzes da CPTM será deslocada em cerca de 150 metros e ficará em frente ao Terminal Central, de onde partirá uma passarela para que os usuários acessem as plataformas ou atravessem a linha férrea. Estas intervenções ficarão a cargo da companhia estadual.