A Prefeitura de Mogi das e o Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) lançarão às 11 horas de hoje as obras de esgotamento sanitário do Botujuru e parte de César de Souza. O evento será realizado na esquina das ruas Cristóvão Colombo e Frei Bonifácio Harink (perto do posto de saúde do Botujuru). O investimento total é de R$ 26 milhões e a previsão de conclusão é para o final de 2016.
Serão 45 quilômetros de redes de esgoto, quatro estações de bombeamento, além de sistemas complementares de coleta (redes e coletores) que somam mais 16 quilômetros. No total, as obras beneficiarão 35 mil pessoas, sendo 20 mil em César e 15 mil no Botujuru.
"O Botujuru é o último grande bairro que não contava com esgotamento sanitário e levar este benefício à população é um compromisso da atual Administração Municipal. Vamos iniciar as obras agora em novembro e até o final de 2016 teremos 100% de coleta e tratamento no bairro, com uma significativa melhoria da qualidade de vida", afirma o prefeito Marco Bertaiolli. 
O Botujuru receberá 45 quilômetros de redes de esgoto, três estações de bombeamento, 2.760 ligações prediais, 3.500 novas ligações prediais após o término da obra, quatro quilômetros de linhas de recalque (que conduzem o esgoto da parte baixa para a parte alta do bairro) e 4,5 quilômetros de coletores-tronco. Já em César haverá a construção de uma estação de bombeamento, 1,5 quilômetro de linhas de recalque e 7,5 quilômetros de coletores-tronco.
Em 2009, Mogi das Cruzes coletava 89% do esgoto e tratava 43%. Para 2016, a expectativa é de que os índices saltem para 95% (coleta) e 66% (tratamento).