A Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo assinará hoje os termos de aprovação do 1º Plano de Manejo de Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). A área de 437 hectares, denominada RPPN Botujuru - Serra do Itapety, está situada no Bairro do Itapety e pertence à SPFL Investimentos e Participações Limitadas. Esta é a segunda RPPN criada em Mogi das Cruzes. A primeira delas, identificada como RPPN "Reserva Hinayana", é propriedade do jornalista e articulista do Mogi News Heródoto Barbeiro e fica no Distrito de Taiaçupeba.
A Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) é uma unidade de conservação de domínio privado e perpétuo que objetiva a conservação da biodiversidade, sem que haja desapropriação ou alteração dos direitos de uso da propriedade.
De acordo com a Pasta Estadual, a RPPN pode ser criada "em áreas rurais e urbanas, não havendo tamanho mínimo para seu estabelecimento". Sendo assim, "pessoas físicas, jurídicas, ONGs, entidades civis ou religiosas podem requerer o reconhecimento total ou parcial de suas propriedades como RPPN, desde que sejam os legítimos proprietários da área".
A RPPN Botujuru - Serra do Itapety terá sua extenção dividida em três glebas. O terreno contém vegetação de Bioma Mata Atlântica (Floresta Ombrófila Densa - Estágio Médioe Floresta Ombrófila Densa - Estágio Inicial).
A partir da assinatura dos termos, caberá ao proprietário da área zelar por sua proteção física, bem como elaborar o seu Plano de Manejo e implantá-lo de acordo com as recomendações.
Ainda Segundo a Secretaria, a área é considerada "prioritária para o desenvolvimento de políticas de conservação da biodiversidade". Além disso, por estar situada ao lado do Parque Natural Municipal Francisco Affonso de Mello, principal Unidade de Conservação do território mogiano, "agrega valor na efetividade de proteção da Serra do Itapeti, principalmente na função ecológica de seus ecossistemas, pois forma uma área florestal contínua de extrema significância para a conservação da Mata Atlântica, constituindo uma referência paisagística para os moradores da cidade".