Ainda não há definição sobre o destino que será dado às três escolas repassadas pela Secretaria do Estado de Educação ao município de Mogi das Cruzes. A transferência das unidades é consequência da reorganização da rede estadual de Ensino, que vem sendo promovida pelo governo do Estado.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, atualmente está em andamento o estudo de atendimento da demanda e organização das unidades escolares para 2016, em parceria com a Diretoria de Ensino - Região Mogi, responsável pelas escolas estaduais na cidade e que compartilha o atendimento de alunos do ensino fundamental. "A equipe da Pasta está verificando a necessidade de atendimento da educação infantil e do ensino fundamental do 1º ao 5º ano, bairro a bairro", informou a secretaria.
Questionada sobre o prazo para que o estudo seja concluído a pasta municipal informou que "assim que as escolas estaduais forem, oficialmente, cedidas à administração municipal será definido o atendimento que será ofertado à comunidade. As escolas poderão atender turmas de educação infantil, ensino fundamental (1º ao 5º ano) regular ou EJA - ou ainda cursos de iniciação profissional".
A cessão das escolas da rede estadual para o município foi anunciada em outubro. Entre as unidades que passarão a ser administradas pela Prefeitura de Mogi estão a Doutor Arlindo Aquino de Oliveira, na Vila Moraes; Professora Iracema Brasil de Siqueira, na Ponte Grande e Professora Sueli Oliveira Silva Martins, no Parque Morumbi.
A Escola Estadual Firmino Ladeira, no Mogi Moderno, que atende 350 alunos, também chegou a ser listada, no entanto, não será mais transferida para a rede municipal de ensino. Conforme já noticiado pelo Mogi News, a mudança de posicionamento ocorreu após o pedido de um grupo de pais de alunos. A alteração no atendimento na unidade já havia sido alvo de protestos e um abaixo-assinado com 200 assinaturas foi apresentado.