A Comissão Permanente de Saúde convocou o secretário municipal do setor, Marcello Cusatis, para participar de uma reunião na próxima quarta-feira, dia 2, sobre as ações de combate a dengue que estão sendo desenvolvidas no município. O encontro será realizado no plenário, durante a sessão da Câmara Municipal. De acordo com o presidente da comissão, o vereador Francisco Moacir Bezerra de Melo Filho, o Chico Bezerra (PSB), o convite foi motivado pelos números de casos de dengue registrados esse ano e pelos recentes casos de febre chikungunya e complicações da Zika no Nordeste do Brasil - noticiados em primeira mão pelo Mogi News na edição da terça-feira, dia 24.
Bezerra apresentou um levantamento da Secretaria Municipal de Saúde que apontou que 89.669 ações de controle e prevenção à dengue foram executadas durante o ano em Mogi das Cruzes. Entre as iniciativas estão vistorias em imóveis, atividades educativas, vistoria e coleta de larvas e autuações. Esse ano, a cidade contabilizou 875 casos de dengue e três casos importados de febre chikungunya.
De acordo com o vereador, é preciso intensificar as ações para que no próximo ano o número de casos de dengue caia e para evitar que as outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti cheguem ao município. "Os casos de microcefalia registrados no Nordeste deram um alarde geral fazendo com que as cidades comecem a se preocupar com a prevenção. Convidamos o secretário para ele nos falar sobre o que Mogi está fazendo de ações preventivas", destacou.
O vereador Protássio Ribeiro Nogueira (PSD) afirmou durante a sessão da Câmara que a cidade havia identificado um caso suspeito de Zika, no entanto, a Secretaria Municipal de Saúde informou que não há informação sobre isso. (LN)