O ensino de matemática e ciências com o uso da tecnologia tem se mostrado um caminho eficiente para a aprendizagem dos alunos da rede municipal. A evolução das habilidades a partir da plataforma online do Khan Academy, uma parceria da Prefeitura de Mogi das Cruzes por meio da Secretaria de Educação com a Fundação Lemann, e a possibilidade de montar e programar um robô para atividades de diferentes disciplinas por meio do projeto de Robótica Educacional, também realizado pela Pasta, têm encantado os alunos e conquistado prêmios em nível estadual e federal.
"As ações da Secretaria de Educação voltadas para a tecnologia educacional não são estruturadas somente para trazer o conhecimento técnico para alunos e professores, mas sim para ser um meio pedagógico para facilitar o processo de ensino-aprendizagem permitindo que o aluno construa seu conhecimento de forma lúdica e proveitosa", avaliou a secretária municipal de Educacão, Maria Aparecida Cervan Vidal. A Pasta conta com o Programa de Tecnologia Educacional e a área de Formação Continuada e Educação Tecnológica, ligados ao Departamento Pedagógico.
Um dos destaques deste trabalho é o projeto de Robótica Educacional, que teve início em 2011, na Escola Municipal Fujitaro Nagao, no Cocuera. Em 2014, a Secretaria de Educação adquiriu 30 kits, que foram entregues a seis escolas municipais. Os orientadores de informática participam de reuniões quinzenais para a troca de ideias e experiências. O trabalho é desenvolvido em parceria com os professores das escolas municipais.
"O objetivo da robótica educacional é promover à criança, de forma interdisciplinar, o estudo de conceitos multidisciplinares, como lógica de programação, matemática, português, eletrônica, ecologia, entre outros. Este conhecimento é aplicado na prática e contribui para o desenvolvimento de habilidades e competências a fim de habituar os alunos a trabalhar em equipe, tomar decisões e resolver problemas", explicou o coordenador do Programa de Tecnologia Educacional, Angelo Nunes Camargo.
Já neste primeiro ano da iniciativa, a Escola Municipal Antonio Pedro Ribeiro, na Moralogia, participou da Olimpíada Brasileira de Robótica e aluna Bianca Martins conquistou a medalha de ouro na prova teórica da competição. Na etapa prática, os alunos da escola de Cocuera conquistaram o prêmio de melhor desempenho dentre as escolas públicas do Estado de São Paulo.
Durante a 1ª Mostra Municipal de Robótica Educacional, realizada na última quinta-feira, Wagner Roberto Garo Jr, professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP Campus Suzano, ficou impressionado com o projeto. "Trabalhamos com o ensino médio e é muito interessante vermos crianças do ensino fundamental trabalhando termos técnicos e conceitos de forma tão espontânea", disse.
Vitorioso em um torneio nacional, o Khan Academy nas Escolas, realizado em 10 escolas municipais, também está alcançando resultados positivos junto aos alunos e professores. A plataforma inteligente reconhece as habilidades de cada usuário e sugere novos desafios na medida em que ele avança os níveis. Por meio de relatórios, os professores acompanham o desenvolvimento de cada aluno em matemática, identificando os avanços e o que precisa ser melhorado. A parceria também oferece formação para professores e gestores.
O conteúdo é alinhado ao trabalho em sala de aula. "As equipes realizam ações bem interessantes para estimular os alunos a alcançar novas habilidades, o que tem chamado a atenção da Fundação Lemann", disse Diane Mota Mello Freire, responsável pela área de Formação Continuada e Educação Tecnológica. A Escola Municipal Profª Ivete Chuery Vieira Torquato Vicco, no Jardim Ivete, foi a vencedora em duas categorias nacionais do Torneio Khan Academy, realizado de 5 de outubro a 13 de novembro. A unidade ficou em primeiro lugar entre cerca de 350 escolas na categoria E e a turma do 5º ano do ensino fundamental da professora Doralice Candida Sabariego Correia foi a melhor entre aproximadamente 1.150 turmas participantes do projeto em todo o País.