Os contribuintes da região que estiverem com alguma inadimplência terão a chance de negociar os débitos. Muitas cidades do Alto Tietê abriram a temporada de renegociações de dívidas para que os devedores possam quitar as contas com condições especiais que incluem até a isenção de juros. Muitas prefeituras adiaram o período do Programa de Recuperação Fiscal (Refis), a EDP Bandeirante também possibilitou acordos com os consumidores e a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) iniciou as ações para que os mutuários possam ficar em dia com as contas.
Em Arujá, o último plantão do Refis será hoje, no Departamento de Execução Fiscal, localizado na rua Raposo Tavares, 54, das 9 as 14 horas. Porém, o programa será encerrado dia 3 de dezembro. Os contribuintes terão a possibilidade de obter descontos de até 90% sobre as multas e juros. A ação é voltada para as pessoas com dívidas até 2014.
Em Suzano, o Refis foi prorrogado até 30 de dezembro para que os cidadãos quitem suas dívidas com o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), que tem 29% de inadimplência. Os interessados devem procurar o Edifício Nacional, que fica na rua Baruel, 430.
Em Poá, a ação para renegociação dos débitos tem a meta de recuperar R$ 7 milhões aos cofres públicos. Os inadimplentes que quiserem deixar as contas em dia devem dirigir-se ao Departamento de Dívida Ativa, no Paço Municipal.
Os mutuários da CDHU que estão inadimplentes terão a oportunidade de quitar os débitos com a ação que possibilita a isenção de juros. Os interessados devem procurar o Poupatempo. As negociações podem ser feitas pelo site www.cdhu.sp.gov.br.
No último final de semana, a EDP Bandeirante realizou o feirão de negociações para quem estava com as contas de luz atrasadas. A campanha aconteceu em Suzano, mas atendeu os clientes de várias cidades da região.