Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, celebrado ontem, o grupo de capoeiristas 'Família Capoeira' promove hoje, a partir das 16 horas, no Centro de Cidadania e Arte (Ciarte) de Mogi das Cruzes, o evento 'Um Grito de Liberdade". O encontro que consiste no batizado de alunos de capoeira, tem por objetivo expor o universo dessa expressão cultural brasileira.
De acordo com o mestre de capoeira Thiago Moreira Novaes, o professor Canoa, um dos organizadores do evento, a intenção da realização é principalmente falar da intolerância em relação aos negros e a cultura afro-índigena brasileira. " A capoeira é uma arte e dentro dela há muitas outras. Infelizmente há ainda certo preconceito e o nome que demos ao evento, vem justamente no sentido de que estes outros movimentos culturais precisam se libertar e ganhar seu espaço", disse.
Segundo ele, para reafirmar a valorização da cultura afro-indígena-brasileira, foi preparada uma extensa programação, que conta com uma série de atividades. " Além do batizado de 40 alunos, que é a troca de graduação onde eles irão mudar de faixa, nós também teremos apresentações de danças, como o maculelê, canções sobre a capoeira com berimbau e outros instrumentos típicos da capoeira.Além disso, também será realizada uma exposição com esculturas que falam sobre a história do negro no Brasil e textos sobre a escravidão, por exemplo", comentou.
O Centro de Cidadania e Arte (Ciarte) de Mogi das Cruzes está localizado na rua Doutor Ricardo Vilela, 69, no Centro de Mogi.