O governador Geraldo Alckmin (PSDB) inicia hoje a quarta etapa do Programa Nascentes, para recuperação ecológica de 66 hectares de matas ciliares ao longo do reservatório de Paraitinga, em Salesópolis, integrante do Sistema Produtor do Alto Tietê (Spat).
O trabalho será realizado pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) e e pela Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo (Codasp). No total, serão utilizadas 110 mil mudas de 80 espécies nativas da Mata Atlântica. Essa etapa representa um investimento de R$ 3,1 milhões.
Parte das mudas é produzida pelo Parque Ecológico do Tietê e por reeducandos do Programa Regional de Plantio de Mudas Nativas e Recuperação de Mananciais, da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária. Esse programa tem como objetivo promover a ressocialização de sentenciados por meio da produção de mudas, do plantio e da restauração de áreas degradadas, principalmente nas regiões dos presídios.
O Programa Nascentes tem a meta de restaurar cerca de 20 mil hectares de matas ciliares e proteger 6 mil quilômetros de cursos-d'água com investimentos públicos e privados. A iniciativa envolve proprietários locais, prefeitura, sindicato, ONGs, secretarias de Estado, associações e cooperativas com o intuito de aliar conservação da biodiversidade à qualidade da água.
Inicialmente, as ações abrangem as bacias hidrográficas do Alto Tietê, Paraíba do Sul e Piracicaba/Capivari/Jundiaí, regiões que concentram mais de 30 milhões de habitantes. Nessa etapa, o objetivo do Estado é recuperar 4.464 hectares de matas ciliares, equivalente a 5,4 mil campos de futebol, utilizando 6,3 milhões de mudas de espécies nativas.