A falta de limpeza e de manutenção no rio Jaguari, no Jardim Europa, em Suzano, tem causado diversos problemas aos moradores daquela região, pois a situação de abandono fez com que o mato crescesse, atraindo vários tipos de bichos às residências, inclusive cobras. O que agrava a situação é que uma escola que atende crianças e adolescentes é vizinha do local.
A reportagem do Dat recebeu diversas ligações da comunidade anteontem denunciando as condições do local. A população ainda afirma que já entrou em contato com a prefeitura para pedir providências. A administração municipal informou que os serviços de capinação estão dentro do cronograma de trabalho da Secretaria de Serviços e Manutenção. Mas com relação à limpeza do rio, a pasta afirma que depende de liberações ambientais para executar esse tipo de trabalho, porém, as solicitações já foram feitas.
Enquanto os trabalhos não são executados, os moradores sofrem com a proliferação de bichos. "Achei um ninho com cinco cobras nos fundos da minha casa. Mas meus vizinhos já encontraram o bicho dentro de casa. Está um perigo", relatou a dona de casa Dilene Ferreira dos Santos, de 56 anos. "Além disso, o mato está empesteado de sapos, caramujos e ratos novos. E ainda convivemos com o risco de uma doença".
O mau cheiro também é outro problema apontado. "No período da tarde ninguém aguenta o fedor. E para piorar, tem gente que joga animais mortos aqui", contou a dona de casa Neusa Nogueira, 54, que também se assustou com uma cobra no quintal da residência onde mora. "Nós pagamos os impostos todos os anos e não temos retorno. Mas em época de eleição, a prefeitura manda equipes para cortar o mato".
O professor Anderson de Oliveira, 30, lembrou que a última limpeza feita no rio Jaguari, ocorreu no início do ano. "Temos crianças aqui e a situação está perigosa, porque tem vários bichos e a área está servindo como esconderijo para ladrões".
"Esses dias havia uma cobra entrando na garagem de uma casa", afirmou outra moradora do local, Silvia maria Ramos, 55.