O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) revogou a licitação para a contratação das obras e serviços de duplicação e melhorias da rodovia Mogi-Dutra (SP-88), no trecho compreendido entre Arujá e Mogi das Cruzes.
A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado do último sábado.
Questionado sobre os motivos que levaram à suspensão do processo licitatório, que se encontrava na fase de análise de preços, o órgão estadual informou que "a revogação do edital 036/14-CO, para contratação das obras de duplicação da SP-88, foi necessária para que o DER realizasse sua atualização, já que o certame corre desde 2014", disse.
Ainda segundo o DER, "o novo edital deverá ser publicado em breve".
A data e os detalhes da publicação, no entanto, não foram divulgados.
O atual projeto executivo prevê a realização de serviços para duplicação da pista, do km 32 ao km 39,45, no trecho denominado rodovia Pedro Eroles, bem como melhorias na sinalização.
Os trabalhos incluem ainda a implantação de dois viadutos, nos km 32,3 e km 32,9.
Além disso, também serão implantadas passarelas no km 33,5, km 35,23, km 35,2, km 37,97 e km 38,8. Até então, a duplicação estava orçada em cerca de R$ 149 milhões.
Solicitação antiga
A duplicação deste trecho final da rodovia Mogi-Dutra (SP-88) é uma reivindicação antiga do Alto Tietê, que vem desde o mandato do governador José Serra (PSDB).
Após o anúncio da abertura da licitação para a execução da obra, vários prazos para início e entrega da mesma foram estipulados, no entanto, até o momento, a duplicação não saiu do papel.
A expectativa é que a execução dos serviços dê mais segurança aos motoristas que trafegam diariamente pelo local.
Além disso, segundo a Prefeitura de Arujá, a implantação dos viadutos irá ajudar a solucionar alguns problemas no trânsito na região da Dutra, acabando com a necessidade dos veículos passarem por dentro do município para acessar a BR-116, na direção de São Paulo, como ocorre atualmente.
A duplicação dos 10,4 quilômetros da Mogi-Dutra, entre Mogi e a rodovia Ayrton Senna (SP-70), foi inaugurada oficialmente em 2004.
A obra, que teve início em 2002, foi resultado de um investimento de cerca de R$ 111 milhões.