A menos de um mês da eleição da presidência da Câmara de Mogi das Cruzes, agendada para o dia 8 de dezembro, os vereadores Mauro Araújo (PMDB) e Sadao Sakai (PR) disputam a vaga. Araújo já foi presidente do Legislativo e Sakai é o atual vice-presidente. Os parlamentares afirmaram que estão buscando votos e que não contam com a maioria absoluta dos seus colegas. Para se eleger, é necessário pelo menos 12 votos, a metade mais um. O Legislativo mogiano conta atualmente com 23 vereadores. Nos bastidores, o nome de Araújo aparece como o mais cotado para assumir a principal cadeira da Câmara.
A aposta dos candidatos é nos vereadores que ainda continuam "em cima do muro". Tanto Sakai quanto Araújo informaram que estão em busca dos votos desses colegas. "Por enquanto, não tem nada definido. Ainda falta um mês para a eleição e estamos tendo muitas conversas. Cada grupo tem seu número de vereadores. Ainda existe uma boa quantidade de parlamentares indefinidos, que não dão uma posição", disse Sakai.
Ambos os candidatos não descartaram a possibilidade de consenso para disputa. "É esperado que, com a chegada do fim de novembro, os vereadores se posicionem sobre o candidato. Quando isso se consolidar, a tendência do outro é tirar um pouco o pé e sentar para conversar. Não acredito em ir pro confronto só por ir. Quem apresentar a maioria consolidada é que vai ganhar. No ano passado a eleição foi definida três dias antes. Existe bastante tempo para decidir", avaliou Araújo.
Sakai tem um apoio importante, a bancada do PR, que é um dos partidos com o maior número de parlamentares da Câmara, com quatro parlamentares. Araújo informou que já conversou com todos os parlamentares, com exceção os vereadores do PR, e afirmou que está confiante na concorrência. "A disputa continua e os dois candidatos estão tentando se viabilizar. O Sadao está fazendo um trabalho legítimo. A princípio, meu nome tem sido bem aceito pela maioria, mas isso vai depender do trabalho e consenso", ressaltou Araújo.