O cruzamento da avenida Pedro Machado com a rua Doutor Deodato Wertheimer, no Mogi Moderno, novamente é alvo de reclamações. A principal queixa refere-se à sinalização 'bastante confusa' que cria muitas situações de risco de acidentes.
De acordo com o mecânico Vitor Araújo, de 22 anos, que trabalha em uma oficina nas proximidades, a situação fica ainda mais crítica após as 17 horas, no horário de pico. "O problema é que é um ponto de muitas conversões então fica bastante complicado. Na Pedro Machado, por exemplo, o motorista que sobe por ela para entrar na Deodato acaba indo de encontro com quem está descendo dela. Um acaba tendo que parar no caminho, então imagina o caos", disse.
Para ele uma alternativa viável seria fazer adequações semafóricas. "Acredito que se ajustassem os semáforos já seria de grande ajuda", sugere.
A atendente Jéssica Martins, de 26 anos, destaca que a imprudência acaba deixando a situação ainda mais problemática. "Além do congestionamento que se forma no horário de pico, tem também a questão dos semáforos que precisam ser alterados. Isso sem falar das pessoas irresponsáveis que por conta disso acabam passando no sinal vermelho".
Em nota, a Secretaria Municipal de Transportes informou que o cruzamento em questão "é um dos pontos da cidade que vêm recebendo aumento no fluxo de veículos".
Segundo a pasta o local possui 12 possibilidades de conversão e, por isso, a já elaborou um estudo e "colocará em prática uma série de melhorias em todo o entorno, como reforço de sinalização, ajustes nos semáforos e novos acessos para assegurar mais fluidez e segurança ao tráfego de veículos".
Tais medidas, ainda sem data para ocorrer, são uma continuidade do trabalho realizado há cerca de um quilômetro, no cruzamento das avenidas Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira e Prefeito Carlos Alberto Lopes, que desde o dia 4 de setembro passou a contar com um 'semáforo inteligente', um novo modelo de semáforo computadorizado e que funciona de forma integrada com uma câmera.
O sistema "calcula continuamente o fluxo de veículos e ajusta o tempo do sinal verde, aumentando ou diminuindo o período conforme a quantidade de carros. A medida melhora o tráfego em 30%, unindo fluidez e segurança".