As prefeituras do Alto Tietê já se preparam com ações preventivas para enfrentar o período de chuvas. Os trabalhos são executados durante todo o ano, mas são intensificados nas áreas com risco de alagamentos, inundações e deslizamentos, principalmente nesta época do ano. Os córregos e bueiros de alguns municípios da região começaram a receber serviços de limpeza e, em 1º de Dezembro, o "Plano Verão" terá início com o reforço desses tipos de ações.
Em Suzano, já ocorrem serviços de monitoramento o ano inteiro, pois são feitas atualizações no mapeamento dos bairros para avaliação do aumento no risco de problemas com a chuva. A prefeitura explicou que, no mapeamento, é possível identificar se o desmatamento aumentou em determinada região e, nesses casos, o risco de deslizamento aumenta.
"A Defesa Civil está em fase de revisão e conclusão das ações do Plano Verão, que faz parte de um programa de contingência estadual padrão para o período de chuva. O número e as áreas de risco que serão monitorados mais de perto estão sendo determinados, e em breve os dados serão divulgados", informou a administração, frisando que, nas próximas semanas, será definida as secretarias que devem auxiliar o grupo de contingenciamento. "Neste ano, a Defesa Civil terá à disposição novas viaturas, e equipamentos de segurança e resgate como, cordas, motosserras, entre outros, que também foram renovados".
A Prefeitura de Itaquaquecetuba garantiu que 95% dos córregos estarão limpos até o final de dezembro, incluindo bueiros, guias e sarjetas com o objetivo de facilitar a vazão da água. A administração informou que a Defesa Civil faz o monitoramento com sensores pluviométricos, que medem a intensidade da chuva.
Apenas duas famílias ocupem as áreas de risco de Ferraz de Vasconcelos, segundo dados da Defesa Civil. A prefeitura as ações da Operação Verão já teve início em outubro com a intensificação de monitoramentos. De acordo com a administração, os bairros monitorados são Vila Margarida; Vila Jamil; Vila Cristina; Vila Maria; Vila Santo Antônio; Parque São Francisco; Jardim Europa; Jardim São Fernando; Jardim São José; Vista Verde; Jardim São Lázaro; Jardim José Ferreira; entre outros.
O Secretário de Segurança de Mogi, Eli Nepomuceno, afirmou que os trabalhos de prevenção e correção para evitar riscos ocorrem o ano inteiro, porém, são intensificados entre dezembro e janeiro. "Fora desse período, são realizadas ações preventivas e corretivas, como a limpeza de córregos e bocas de lobo", garantiu.