Região do Alto Tietê registra média de mais de 13 casos de dengue por dia neste ano. Ao todo, os municípios da região já somam mais de 4,1 mil casos confirmados do vírus, sendo que 88,87% das ocorrências são autóctones, ou seja, foram contraídas dentro do próprio município onde mora a vítima. O número ainda pode ser maior, pois há municípios que não atualizaram os dados desde setembro.
Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes e Ferraz de Vasconcelos foram as cidades com o maior número de pessoas infectadas pelo Aedes aegypt. Mas o município de Itaquá é o campeão em ocorrências de pessoas contaminadas no Alto Tietê, com uma média de 4 casos por dia. Foram 1.299 diagnósticos confirmados em 2015, dos quais 1,2 foram são autóctones e apenas 17 são importados.
Em Mogi das Cruzes, 875 pessoas foram infectadas pelo mosquito e a maioria das vítimas contraíram a doença dentro da cidade (733) e 142 diagnósticos confirmados foram importados.
O município ferrazense é o terceiro no ranking regional da dengue, com 648 vítimas com quase 60 confirmações por mês, ou dois casos por dia, em média. Deste total, apenas pessoas foram picadas pela dengue fora da cidade. Neste ano, Suzano já confirmou mais de 400 casos de dengue, sendo 340 autóctones e 38 importados. No ano passado, apenas 37 casos tinham sido confirmados, sendo que a maioria (25) eram importados.
Em Arujá, os números não aumentaram desde o mês passado, mas ainda assim as estatísticas assustam.