O prefeito Marco Bertaiolli apresentará hoje o modelo de planejamento educacional desenvolvido em Mogi das Cruzes, que se tornou referência para vários municípios. Ele ministrará a palestra "A Relação Construtivista da Gestão Municipal e o Desenvolvimento do Ensino Superior - Case Mogi das Cruzes" no 8º Fórum dos Executivos Financeiros para as Instituições de Ensino Privadas do Brasil (FinancIES), realizado hoje e amanhã na sede do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB), em Brasília (DF). Os destaques serão os investimentos na ampliação do atendimento na educação infantil e no programa Escola de Tempo Integral.
"Em 2009, implantamos o período integral em três escolas do ensino fundamental e eram atendidos 543 alunos. Nestes sete anos o programa cresceu e hoje, com a educação infantil, atendemos 21,5 mil alunos em 140 unidades escolares, que equivale a mais de 50% da rede municipal em período integral", disse o prefeito. Neste período, foram construídas 53 novas creches e escolas de educação infantil e cinco Cempres - Centros Municipais de Programas Educacionais. Estão em obras mais um Cempre e 12 novas creches. Os alunos em período integral participam de oficinas esportivas, intelectuais e culturais.
Este importante avanço nas primeiras etapas da educação básica impactará positivamente na vida adulta dos alunos. Em 2013, o modelo de ensino da rede municipal mogiana foi destaque na reportagem da revista Exame ´Quanto antes, melhor investir na criança. Mogi já faz isso´. Segundo o estudo do americano James Heckman, da Universidade de Chicago, ganhador do prêmio Nobel de Economia de 2000, crianças que tiveram melhor desempenho em todo o período escolar conseguiram melhores empregos que lhes garantiram uma renda mais alta e menor dependência do governo.