A partir de hoje, os mogianos poderão solicitar a segunda via do cartão do Sistema Integrado Mogiano (SIM) avulso gratuitamente. A campanha da Mogi Passes terá a duração de 90 dias e as pessoas só poderão ter o benefício nos quiosques montados nos terminais Central e Estudantes. A informação foi divulgada durante reunião da Comissão Permanente de Transportes da Câmara Municipal. A expectativa é que, no primeiro trimestre de 2016, as empresas de ônibus instalem terminais de autoatendimento para recarga e disponibilizem um aplicativo para smartphone para carregar o SIM.
As medidas apresentadas pelas empresas de ônibus, CS Brasil e Princesa do Norte, tem o objetivo de reduzir o montante de dinheiro que circula nos coletivos e aumentar o número de usuários que possuem cartão SIM. A campanha para emissão de segunda via é válida apenas para o cartão avulso. Normalmente, o custo do novo cartão é de oito passagens, ou seja, R$ 28.
De 22 de agosto até o momento foram vendidos 6.850 cartões avulsos na cidade. Nesse caso, o SIM já vem com créditos. Essa ação faz parte de uma iniciativa que ampliou o número de pontos de recarga de 28 para 52, um aumento de 85%. Além disso, foram feitas campanhas publicitárias para incentivar o uso do SIM. A estimativa é que, hoje, entre 75% e 80% dos passageiros, já contem com cartões. A meta é que o número de pessoas que usam dinheiro caia para menos de 10%.
A segunda etapa da ação contará com a criação de pontos de autoatendimento. A princípio serão quatro equipamentos, um em cada terminal de ônibus, outro no prédio sede da Prefeitura e o último no shopping. Além disso, os usuários poderão recarregar o SIM por meio de um aplicativo de celular. Sorteio de prêmios também estão previstos. As ações devem ser implementadas no fim do primeiro semestre de 2016.
O presidente da comissão, vereador Claudio Miyake (PSDB), avaliou que as reuniões com as empresas de ônibus e a Secretaria de Transportes tem sido importantes para melhorar o transporte público. "Uma das solicitações da comissão foi justamente para que pudesse ter mais praticidade e segurança nos ônibus. Sugerimos a ampliação dos pontos de recarga e isso foi feito de imediato", avaliou