O Alto Tietê tem cerca de 2,8 mil mutuários inadimplentes com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU). Mas, desde a última sexta-feira, foi lançada a "Campanha Fique em Dia", que traz a oportunidade para que essas pessoas aproveitem o 13º salário e renegociem as dívidas até o dia 20 de dezembro, com a possibilidade de parcelar os débitos sem juros.
Dos 12,5 mil contratos ativos no Alto Tietê, aproximadamente, 22,9% está inadimplente. O índice é ainda maior que o da Capital, que possui, atualmente, 17,10% de contratos com débitos e a Grande São Paulo tem, em média, 19,94%, segundo dados divulgados pela CDHU. Os dados são referentes a oito cidades da região, onde a companhia tem unidades (confira no quadro).
Itaquaquecetuba é a cidade com o maior número de inadimplentes (947) na região, porém, o município o maior índice de mutuários inadimplentes é de Poá com 28%. Dos 370 contratos ativos, pelo menos, 100 estão em dívida com a companhia habitacional.
O município suzanense tem, aproximadamente, 250 mutuários com débitos na CDHU, resultando em um índice de 25,4% e Mogi das Cruzes possui cerca de 880 pessoas em dívida com a companhia. O menor índice de inadimplência na região é o de Biritiba Mirim (6,09%).
Todas essas pessoas poderão acertar as contas com vantagens especiais como a eliminação dos juros nas parcelas. A ação de negociações da CDHU também pode ser feita pela Internet (www.cdhu.sp.gov.br). Para quem não tem acesso, poderá se dirigir aos postos do Acessa SP ou qualquer unidade do Poupatempo, onde será possível imprimir o termo de do acordo e o próximo boleto. Quem ainda tiver dúvidas poderá entrar em contato com a CDHU pelo telefone 0800 000 2348 com boleto e CPF em mãos.
"É importante que a população perceba a importância de manter as prestações em dia e, em caso de atraso, aproveite a Campanha para regularizar sua situação o quanto antes, para que a dívida não cresça cada vez mais", explicou o presidente da CDHU, Marcos Penido.